Artigos e notícias:

Ordem Rosacruz com Ordem Rosacruz - AMORC

16/06/2004 01:00

Autoconfiança e Auto-estima – Chave de Sucesso Para a Vida

Por Ordem Rosacruz - AMORC


Analisemos a semântica da expressão Autoconfiança e Auto-estima. Cada um de nós sabe que existe o ego. Independente de sua definição não precisa confiar que ele existe. Assim, compreendemos que aquilo que ordinariamente entendemos por autoconfiança é a capacidade de utilizarmos, de aplicarmos esse ego em circunstâncias várias que possam estar exigindo ação.

Fracasso em termos autoconfiança e auto-estima está em acreditarmos que não possuímos capacidade para enfrentar uma situação que exige nossa ação. A apreensão de incapacidade, que é o fato básico na falta de autoconfiança, pode advir de uma ou de duas causas. Primeiro, pelo fracasso e desapontamento que decorreu de empreendimento que se esperava resultasse em sucesso. Se o empreendimento era de grande importância para o indivíduo, o fracasso pode dar origem a um trauma psicológico para o ego, que pode fazer com que ele se torne inibido, carente da necessária auto-afirmação.

Algumas pessoas são emocionalmente mais sensíveis que outras ao fracasso, seja ele de pequena ou grande importância. Como resultado, fica inibida a sua autoconfiança quando são obrigadas a realizar atividade similar e a iniciar novo projeto. Pensam que o fracasso anterior foi devido a alguma falha inerente, alguma deficiência de sua parte, que deverá influir sobre os demais empreendimentos. Assim, a autoconfiança e a auto-estima são reprimidas.

Quando a pessoa fracassa em programa competitivo poderá ficar impressionada com o fato de que outros notaram. Tal situação surge quando a pessoa é acanhada. Em outras palavras, ela possivelmente jamais aceitará um empreendimento que requeira uma capacidade ou talento que talvez possua. Portanto, não estando consciente das aptidões que possa ter, sua confiança em si mesma diminui.

O que devemos fazer para dominar o complexo de inferioridade, que pode não existir realmente?

Se tivermos um passatempo qualquer, devemos nos esforçar para aprimorá-lo. Se gostarmos de fotografia, por exemplo, deveremos estudar fotografia elementar até os procedimentos mais avançados. Selecionar fotos realizadas por fotógrafos experientes, e procurar igualar nossos trabalhos ao deles. Quando isso for conseguido, compreenderemos que não somos inferiores, que temos em nosso interior potencialidade para o sucesso.

Devemos sempre evitar nos comprometer em projeto complexo no qual tenhamos pouca experiência ou familiaridade. É este fator que pode rapidamente gerar a falta de autoconfiança. É conveniente começarmos com objetivos mais simples, dominá-los, e convencermo-nos de que somos capazes. Com o sucesso manifesta-se satisfação interior e deliberação de senti-la em novos empreendimentos.

Lembremo-nos de que nada instila confiança como o sucesso; portanto, se nada empreendemos, nenhuma possibilidade teremos de alcançar sucesso. Devemos também lembrar que nenhum ser humano é sempre bem sucedido. É justamente a maioria dos empreendimentos em que uma pessoa possa alcançar sucesso, que instila confiança.

Todos podem beneficiar-se em conformidade com os princípios Rosacruzes. Pouco antes de adormecer façam esta sugestão ao seu subconsciente:

“Tenho fortaleza física e mental, e vontade de participar em qualquer coisa que possa surgir e que esteja dentro das minhas aptidões, dominá-las e alcançar sucesso”.

“Sou forte, tenho determinação. Exercerei domínio sobre mim mesmo”.

Conseqüentemente, a ordem ao nosso subconsciente refletir-se-á durante o dia fortalecendo da vontade aumentando a autoconfiança e com ela a auto-estima.




A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz.

Para conhecer mais sobre a Ordem Rosacruz, clique aqui.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.

Assinar feedEnviar por E-mailImprimirVoltar para a seção Ordem Rosacruz

Leia outros Artigos deste autor, clique aqui! Clique aqui e escreva seu comentário!


Comentários do Planeta!

Comentários

Comentário de Luiz Torres Cruz Junior em 18/05/2004 às 18:35hs. (horário de Miami)

sou fascinado por essas leituras
Gostaria de receber e-mails referentes a esses temas, tais como espiritualidade, sucesso, familia, psicologia e tudo o mais que se reflita na vida interior de um homem, que tem como caracteristica, usar da sensibilidade. para seu proprio favor. Desde ja, parabenizo a redacao e sua equipe e aguardo com entusiasmo. 

Comentário de em 30/09/2004 às 09:16hs. (horário de Miami)

Bom Dia
Eu também gostaria de receber artigos sobre auto estima, espiritualidade, auta ajuda, e tudo que se referi a vida interior.
obrigada

Comentário de danilce em 20/10/2004 às 11:32hs. (horário de Miami)

ser feliz
nao consigo encontrar a felicidade,nem pouco q seja eu cosigo tudo para mim no momento esta confuso

Comentário de em 13/11/2005 às 08:59hs. (horário de Miami)

VIDA SEM BARREIRAS
BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!SOU PSICOPEDAGOGA RECEM FORMADA, ESTOU DESENVOLVENDO MEU TRABALHO MONOGRÁFICO.ME IDENTIFIQUEI MUITO COM OS ARTIGOS DESTE SITE.SINTO MUITO QUE EM NOSSO PAÍS POUCOS PENSAM ASSIM.MAS PELO MENOS ALGUMAS SEMENTINHAS ESTAO SENDO PLANTADAS E COM CERTEZA SE MULTIPLICARÃO.SE POSSIVEL......GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO UM ARTIGO MAIS EXTENSO SOBRE RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO.....................E OU ASPECTO PSICOLOGICO DA PROFESSORA MULHER.
TENHO BASTANTE URGENCIA
ATENCIOSAMENTE
DULCE

Comentário de priscyla em 03/05/2006 às 08:22hs. (horário de Miami)

muito legal
adoro visitar e saber mais
qualquer coisa
www.flogao.com.br/priguicila
e deixe seu comentariu sobre o tipo de pessoa que vc me acha

Comentário de Miguel Dias em 24/05/2006 às 14:20hs. (horário de Miami)

Perdi autoconfiança
Gostava de saber exercicios para recuperar a minha autoconfiança pois perdi a muito com as crises de ansiedade.

Comentário de Reneuza em 09/09/2006 às 16:25hs. (horário de Miami)


Boa Tarde,

Adorei o site, gostaria de receber mais informações a respeito do mesmo. E sugestões de livros mais vendidos sobre auto estima.

Comentário de Edilene Araújo em 25/04/2007 às 09:20hs. (horário de Miami)

Auto-estima
Olá,
Me interesso muito por assuntos que envolvem auto-esima e afins, eles me fascinam, por isso gostaria de receber artigos para que eu me valorizasse mais, pois a minha auto-estima é muito baixa, não acredito muito em mim. Sou também muito pessimista.
Um abraço.
Edilene.

Comentário de anonimo em 18/12/2007 às 10:35hs. (horário de Miami)


eu adorei esse artigo, muito interessante...pois um dos problemas mais frequentes, nos dias de hoje, é a falta de amor proprio e a consiencia de que todos somos capaz.

Comentário de Mirian Rafael Caraúba em 13/02/2008 às 08:41hs. (horário de Miami)

Ótimo artigo
Gostei muito deste artigo, acredito que muitas pessoas buscam recuperar autoconfiança, pois somos passíveis de cometer erros, e o erro é uma das causas que nos faz perder a confiança em si mesmo. Gostaria que me enviassem artigos relacionados a este tema. Grata!

Comentário de Lu em 24/03/2008 às 15:04hs. (horário de Miami)

Interessante, mesmo!!!
Gostei do artigo, pois sou insegura, com td, talvez por ter a auto estima baixa, colocar a auto estima pra cima é dificil qdo não acreditamos em nossa capacidade e nos tornamos inseguras e perdidas, e com o decorrer do tempo depressivas, é complicado até mesmo a aceitação e mais ainda achar a saida para reverter este processo.
Gostaria de ajudas nesse aspecto, palavras de orientação são sempre bem vindas, ficarei muito satisfeita em receber e-mail, pra autoajuda.

Comentário de Ana Paula S. Souza em 07/04/2008 às 08:37hs. (horário de Miami)

GOstei muito desse artigo.
Bom dia,

Gostaria de saber se vocês podem estar encaminhando para mim esses artigos, sabe eu tenho uma grande dificuldade de confiar em mim mesma e fazer algo que está ao meu alcance.
E adorei esse artigo e vou refletir bastante sobre ele ainda.

Comentário de edson em 15/04/2008 às 21:28hs. (horário de Miami)

o bem que o mal não fez
Adorei a idéia de poder estar saindo dessa ansiedade de não ter autoconfiança e autoestima. Perceber que tenho potencial para outras atividades me deixa realizado. Acabou a minha frustração, e agora vivo novamente outro desafio mais convicto e seguro que conseguirei obter resultados positivos na minha vida. Obrigado!!!

Comentário de RITA MARIA FERREIRA CASTELO BEZERRA em 19/06/2008 às 22:09hs. (horário de Miami)

MELHORES LIVROS DE PSICOPEDAGOGIA
Terminei recentemente Psicopedagogia,o que eu mais queria era me tornar uma boa psicopedagoga. Gostaria que me informassem mais os melhores livros. Sou muito otimista e acredito com meu esforço possa atengir meus objetivos.

Abarços!

Rita

Comentário de leaci elias de oliveira em 25/05/2009 às 20:06hs. (horário de Miami)

aprendizagem
gostei, muito do artigo trabalhado sobre a auto-confiança e estima, acredito muito, que este artigo esclareceu de forma adequada a luz da sabedoria as constantes perguntas e indagações que fazemos a respeito .Gostaria que se possivel mandasse algum artido falando sobre felicidade e saúde mental, grata , parabénssssssssssss

Comentário de janne reis em 14/09/2009 às 10:05hs. (horário de Miami)


Tudo que estou precisando ´de ler bastante artigos que falam sobra auto-confiaça e estima. Estou passando pelo uma fase dificil e só leitura possa me mostrar a vida de outra forma.Obrigada pela oportunida, e gostaria de receber artigos relacionados ao assunto. Parabéns!!!

Comentário de romulo albrto da siva pacheco em 22/10/2009 às 20:33hs. (horário de Miami)

quero acretitar mais em mim sou muito timido
quero ser mais estrorvertido, pois isso vai ajudar mais na minha auto estima. vc pode me ajudar

Comentário de viviane em 31/10/2009 às 12:34hs. (horário de Miami)

sou muito0 ciumenta..
acho que preciso0 confiar mais em mim..ter auto confiança.em mim e nas pessoas..assim acredito0 que serei uma pessoa melhor de se conviver..
vcs podem me indicar um livro pra ler??ou outra coisa.??

Comentário de patricia em 09/01/2010 às 10:45hs. (horário de Miami)

perdi minha auto confiança
nao sei mais o q faço perdi completamente minha auto confiança acho q tudo é melhor do q eu ..
q nada vai dar certo pra mim q eu nao sou capaz o q faço??

Comentário de Luis em 25/01/2011 às 10:47hs. (horário de Miami)

Auto Confiança
Boa tarde
Gostei muito das matérias, e gostaria de ajuda em determinado assunto!

Gostaria primeiramente de deixar de ser inseguro. Tenho ha algum tempo percebido que tenho inseguranças que me fazem acreditar e reagir como se eu não fosse capaz!

Foi muito dificil eu ter que assumir isso, porém sei que primeiramente é preciso assumir para poder resolver a questão.

Atualmente estou desenvolvendo um trabalho (profissional) no qual necessito de bastante segurança/auto confiança e preciso saber como faço para resolver estas questões internas para obter sucesso profissional e pessoal!
Também sou timido, e imagino qu deva ser algo ligado ao assunto descrito acima.
Gostaria muito de ajuda urgente, mesmo que for através de livros!!
Aguardo retorno
grato

Comentário de Marlon em 16/06/2011 às 14:37hs. (horário de Miami)

Muito bom o artigo
Geralmente quando as pessoas falam que alcançaram o sucesso não falam que um dia também tiveram seus fracassos, pois não querem mais saber deles, não importam mais. Este artigo mostra que o sucesso não está só em realizar grandes feitos, mas em conquistar pequenas coisas que farão diferença na vida do indivíduo. Só uma coisa que é comum tanto para os grandes conquistadores como para as pequenas conquistas, tem quer querer muito e trabalhar bastante para chegar lá.


Busca rápida:

Assine nosso Boletim!





Anuncie no Planeta!!




Assista a uma aula gratuita em vídeo!






Vídeo em destaque:








Planeta News!

O portal da comunidade brasileira no exterior!

Planeta News

   
© Copyright 1998-2014, Pepe Software Ltda. All rights reserved.
Anuncie | Agenda | Fale conosco | Aviso Legal | Política de Privacidade | Acrescente o Planetanews à sua lista de busca!

Livros no Submarino pelo menor preço | Muitos produtos em promoção no Wal-Mart

Parceiros do Planeta News: