Artigos e notícias:

Saúde com Rachel Barros

Rachel Barros

11/11/2004 02:00

Alergia e intolerância alimentar - parte I

Por Rachel Barros


A comida era natural, bem combinada, e a refeição foi leve. Mas, ainda assim, você sentiu os efeitos de uma extravagante orgia alimentar : dores abdominais, náusea, gases e uma sensação geral de mal-estar. Se não há razão para se pensar em comida estragada, comece a considerar a possibilidade de intolerância alimentar, uma reação anormal resultante da incompatibilidade do organismo com certos alimentos. Caso os sintomas – muitas vezes, mais imediatos e intensos – incluam, entre outros, congestão nasal, falta de ar, coceira e ardência da pele, vômito, espirros e uma estranha inchação da boca e da língua, é melhor buscar ajuda médica. Você deve estar fazendo uma reação alérgica que pode ser agravar e culminar em anafilaxia, distúrbio circulatório que traz risco de vida.

Mas, felizmente, essa última possibilidade é mais remota: segundo os especialistas, as verdadeiras alergias alimentares são raras. O mais comum são as intolerâncias desenvolvidas por um organismo saturado pelo consumo freqüente e excessivo de determinados alimentos, em particular daqueles potencialmente geradores de reações – crustáceos, leite e derivados, trigo, chocolate – ou de produtos da indústria alimentícia impregnadas de substâncias químicas , aditivos e conservantes. O problema é que as linhas divisórias entre essas duas ocorrências não ficam muito nítidas para os não especialistas, exceto pela gravidade e decorrências que podem ocasionar. É bom, portanto, conhecer suas diferenças.

A ALERGIA ALIMENTAR

A reação alérgica ocorre quando um organismo sensível à proteína de um certo alimento responde à sua presença na corrente sangüínea como se tratasse de um invasor, um corpo estranho. Acionado o alarme, anticorpos – imunoglobulinas e outros – viajam pela corrente sangüínea despejando histamina, o verdadeiro responsável pela eclosão dos violentos sintomas alérgicos inflamatórios ao longo do corpo. A reação alérgica, que não depende da dose nem do tipo de alimento, pode ser fulminante : muitas vezes o início da refeição ou, em alguns casos, o simples cheiro da comida já provoca coceira e inchação da boca e urticária pelo corpo.

Os alvos mais freqüentes dessa hiperreação são os camarões e frutos do mar (potencialmente alérgenos, pela carga tóxica que podem conter), o glúten (proteína presente no trigo e em outros cereais, capaz de irritar os intestinos e as células cerebrais), e o leite e derivados (de difícil digestão, especialmente para adultos, sua proteína é considerada o alérgeno mais comum).

Mas o que leva um organismo a reagir de forma tão exagerada e desastrosa ? As causas e origens são múltiplas, envolvendo até os períodos pré-natal e do aleitamento (má alimentação da mãe) e as pré-disposições de pessoas com extrema sensibilidade como os asmáticos. Mas a tela de fundo comum é um quadro emocional de auto-estima baixa e a criação em um família onde a comunicação não é apropriada. O perfil do asmático retrata uma personalidade vulnerável do tipo “esponja” , que se altera facilmente por sentimentos e atitudes dos outros e, não sabendo como agir, “reage “. Situações desarmônicas e estressantes são, com freqüência, o gatilho das crises.

Quando um organismo se mostra reativo, a primeira providência é identificar os produtos alérgenos (os testes sangüíneos são os mais eficazes) e excluí-los definitivamente da dieta.

No próximo artigo falaremos dos alimentos de ação compensadora para a condição alérgica e de como diferenciá-la das intolerâncias alimentares, menos graves (não envolvem os mecanismos imunológicos) e de mais fácil correção, já que diretamente relacionadas à saturação e má combinação de alimentos.





Como orientadora alimentar e precursora do sistema Antidieta no Brasil tem ampla participação em congressos e eventos no País e no Exterior voltados para a reeducação dos hábitos alimentares na aquisição de uma melhor qualidade de vida. Visite seu site www.fatimahborges.com.br.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.

Assinar feedEnviar por E-mailImprimirVoltar para a seção Saúde

Leia outros Artigos deste autor, clique aqui! Clique aqui e escreva seu comentário!


Comentários do Planeta!

Comentários

Comentário de Luiz Carlos Pereira em 15/11/2004 às 12:52hs. (horário de Miami)


Minha cunhada,82 anos,tem insuficiência renal e outros males,e foi aconseljhada a comer só pão de glúten,sem sal.Sua pressão areterial é instável,elevando-se sem mais nerm menos,chegando a 18/10.O glúten tel algo a ver com isso?

Comentário de em 28/11/2005 às 18:03hs. (horário de Miami)


quando me alimento sinto queimor na região abdominal e intestinos. houve período sque foi detectada disbiose. tenho polipo no intestino. os exames de sangue de alergia a glutem deram negativos. responda-me

Comentário de Naiana em 10/01/2006 às 14:03hs. (horário de Miami)

Alergia alimentar
Minha filha tem 1 ano desde os cinco meses ao tentar introduzir leite ninho ela teve reação alérgica vômitando.Desde então toma leite de soja. Um mês depois descobri que ela tem refluxo que vem sendo tratado, mas mesmo assim ela continua vômitando ao ingerir o mingau já troquei de massas várias vezes e continua c/ o mesmo sintoma e vive gripada.Preciso de uma orientação, pois é muito difícil essa situação.

Comentário de Sildomar em 06/04/2006 às 18:32hs. (horário de Miami)

alergia na lingua
Várias vezes de madrugada acordo com o inchaço da língua que fica enorme devido alergia. Fiz vários exames de sangue e até agora não detectou nada. Poderá ser outro caso, invés de alergia?

Comentário de Marcia Ribeiro de Oliveira em 16/04/2006 às 16:48hs. (horário de Miami)

Intolerância ao leite?
Tenho uma bebê de 1 mês que chora o dia inteiro e quase não dorme. A pediatra sugeriu que seja intolerância ao leite (NAM 1)e receitou MOTILIUM e LABEL e a troca do leite para NAM SOY. O que poderia ser? O que mais poderia ser? Ela engordou bem no 1° mês e teve casos pouco freqüêntes de regurgitamento mas vive com a barriguinha inchada de tantos gases.

Comentário de joseane pinto em 28/04/2006 às 13:59hs. (horário de Miami)

mamão
Gostei muito do seu artigo que fala sobre alergias.
Gostaria de saber se o mamão é uma fruta que causa alguma alergia ou problemas de cólicas abdominais ?
Agradeço desde já a sua resposta.
Atenciosamente,
Jo.

Comentário de LAURA em 29/04/2006 às 21:35hs. (horário de Miami)

intolerãncia alimentar
gostATIA MUITO QUE INDICASSEM PRODUTOS PARA PORTADORES DO MESMO

Comentário de Mario Solar em 02/06/2006 às 21:16hs. (horário de Miami)

Inchaço na língua
Sofri muito tempo com diversos inchaços pelo corpo, principalmente na língua, sem solução com antihistamínicos. Já estava desesperando quando comecei a tomar antileucotrieno, e foi milagroso. Desde a primeira dose ( faz cinco anos) NUNCA mais tive qq edema (inchaço). Espero que essa informação venha auxiliar outras pessoas.

Comentário de jane em 29/08/2006 às 10:52hs. (horário de Miami)


gostaria de saber quais as marcas de bolachas que nao contem lactose, que seja a base de lecitina de soja, porque meu filho tem alergia a lactose

Comentário de Adriane em 30/09/2006 às 17:46hs. (horário de Miami)

ALERGIA A CRUSTACEOS

MINHA FILHA INGERIO CAMARÃO E ESTAVA COM GARGANTA INFLAMADA ELA TEM 6 ANOS BOM FIZ EXAMES SANGUE E CULTURA NA OROFARINGE O GERME ENCONTRADO FOI STREPTOCOCCUS VIRIDANS FOI MEDICADA PELA MEDICA PARA TOMAR LABEL COM DESALEX FAZEM 15 DIAS ELA AINDA NÃO MELHOROU A URTICARIA SEU CORPO AINDA SE PROLONGA QUE DEVO FAZER POR FAVOR?

Comentário de Lucia Oliveira de matos em 10/10/2006 às 21:37hs. (horário de Miami)

sera alergia ?
Minha filha casula de um ano e tres meses esta ficando gripada de mais e a pele dela fica cheia de brotoeijas fis o teste alergico e deu outros tipos de alergia so não deu a lactose mais a padiatra dela acha que e alergia a lactose eu estou totalmente atordoada com a situação se tiver alguem com o problema paresido com o meu e queser tracar opiniões vou achar muito bom.

Comentário de Lucia Oliveira de matos em 10/10/2006 às 21:42hs. (horário de Miami)

sera alergia ?
Minha filha casula de um ano e tres meses esta ficando gripada de mais e a pele dela fica cheia de brotoeijas fis o teste alergico e deu outros tipos de alergia so não deu a lactose mais a padiatra dela acha que e alergia a lactose eu estou totalmente atordoada com a situação se tiver alguem com o problema paresido com o meu e queser tracar opiniões vou achar muito bom.

Comentário de José do Carmo Batista em 03/11/2006 às 08:25hs. (horário de Miami)

Pode ser reação à lactose
Acordo de madrugada com a língua inchada e volumosa. Fiz teste antialérgico e foi constatado pequena alergia ao leite e derivados. Costumo me alimentar de cream cracker, queijo e derivados de leite. Será que isto está acarretando este desconforto.

Comentário de conceição em 09/11/2006 às 18:30hs. (horário de Miami)

inchaço de língua
o inchaço de língua em agrilcultores pode ter alguma relação com as sementes transgênicas? gostaria de saber .




Comentário de Elis Regina A. S. Melo em 25/02/2007 às 22:53hs. (horário de Miami)

bronquite
minha filha de 4 anos quando toma leite ou come algum derivado dá crise forte de bronquite.Gostaria de saber se é alergia ou se a bronquite tem alguma coisa relacionada com o leite de vaca. Também de saber quais os biscoitos não levam leite.

Comentário de Claudia silva em 16/03/2007 às 07:51hs. (horário de Miami)

Alergia a Lactose
O meu sobrinho tem 2 anos ,nós descobrimos que ele é alergico desde de 1ano e meio ,a princípio ele tomava leite normal se nenhuma reação ; depois que vieram as reações alergicas ; mas eu gostoria de mais informações sobre os cuidados que devemos ter com ele , e de "alimentos que as crianças gostam como : balas , chocolate , bolachas , salgados, doces, etc.; e marcas que trabalham com este tipo de alergia .

Comentário de REGINA em 14/05/2007 às 15:54hs. (horário de Miami)

crise bronquite
oLA! POR FAVOR GOSTARIA DE SABER O QUE PODERIA SER. TENHO BRONQUITE ALERGICO, PELO QUE NOTEI É A 1a VEZ QUE TIVE CRISE DE BRONQUITE SÓ POR TOMAR UM SUCO FORTE DE UVA ARTIFICIAL, DENTRO 15 MINUTOS COMECEI A SENTIR MAL COM, FALTA DE AR GARGANTA COÇANDO,TOSSE, OLHOS VERMELHOS. FOI ORRIVEL. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGO HAVER COM ESSE SUCO QUE NAO ESTAVA GELADO.
GRATA ............REGINA

Comentário de Paulo em 18/06/2007 às 11:56hs. (horário de Miami)

inchaço lingua e cara
Vivo Nos estados unidos e costumo vir de férias aos Açores (Ilha Terceira), enquanto estou nos estados unidos não tenho este problema mas nos Açores por vezes fico com um lado da cara inchada, uma vez acordei com a lingua inchada de maneira que mal podia respirar.
Sera que alguém me pode ajudar a esclarecer esta situação

Comentário de fabiola em 12/08/2007 às 01:28hs. (horário de Miami)

sangramento
tive bonquite a uns meses atras desde pequena tinha esse problema com gripe e tosse mas n sabia se era bronquite ela so veio se manisfetar depois de muitos anos..as vezes quando estou tossindo forco o peito p expectorar o catarro e as vezes sangra e normal ?e as vezes eu sinto gosto de sangue isso e normal oq esta acontecendo?o gosto do sangre sinto que vem dp meio do peito ..isso e normal na bronquite ?nao eh sempre mas as vezes ,eu sou cantora uma vez cantando forcei o peito senti arder e dai sangrou isso e da bronquite ?me ajude..

Comentário de Tânia Marques em 14/08/2007 às 07:15hs. (horário de Miami)

ALERGIA alimentar
gostaria de receber informações de onde encontrar alimentos que não levam lactose eseus derivados eoutros como corantes conservantes pois meu filho faz alergia a todos esses alimentos.

Comentário de catia andrea em 27/09/2007 às 13:20hs. (horário de Miami)

eu estou com caroços na lingua
os mesmo irritam muitoi minha garganta,provocando dose,e parace que tem um lixa na lingua,para variar estou com uma gripe muito forte,e com febre que sobe e desce.muitas dores de cabeça,e nas juntas.estou ficando louca pois moro sozinha com o meu filho de 6 anos.só bebo não como nada.

Comentário de Luciana Brasil em 28/09/2007 às 08:24hs. (horário de Miami)

Inchaço de lingua
Meu pai tem inchaço de lingua, rosto e glote...quase morreu, fez exames alérgicos e nào deu nada.Os médicos nào sabem o que pode ser.Ultimamente começou a inchar o pé, o braço...ontem ele acordou de madrugada sem ar e tomou 4 injeções de cortisona...O que pode ser isso?Vocês tem como indicar um especialista?

Comentário de ana paula em 03/10/2007 às 20:04hs. (horário de Miami)

suco com leite de soja
Tenho 50 anos e nunca tive alergia.
Comecei a tomar suco com soja. Aqueles prontos que compramos nos grandes mercados. Fiz dois testes para saber se era realmente soja. E descobri que sim. Com isso conversei com amigas da mesma idade, e a maioria confirmou que tbm. tiveram alergia. Cuidado.

Comentário de Simone Vieira em 05/10/2007 às 13:33hs. (horário de Miami)

Será que foi o maãmo?
Gostaria de saber se o mamão é capaz de causar alergia? Minha filha de 6 meses comeu mamão e na primeira vez ficou ao redor da boca toda vermelha e grossa, na segunda vez teve vomito e a pele avermelhada só que desta vez foi colocado o remédio protovit,então não sei qual dos dois foi o mais prováel provocador dessa reação o mamão ou o protovit.

Comentário de danielle em 19/10/2007 às 15:37hs. (horário de Miami)

alergia
Minha filha de 6 meses está com o corpo inteiro cheio de bolinhas, tipo um grosseirão, e tem partes que parece estar descascando. Ao redor de sua boca e de sua vagina está muito vermelho. Estou achando que é de algum alimento, em especial o mamão. Mas, nunca ouvi dizer que mamão dá alergia. Será que foi o mamão que deixou minha filha "empipocada"?

Comentário de ademir costenaro em 22/10/2007 às 21:36hs. (horário de Miami)

adencia na lingua
fazem 05 meses que estou com uma ardencia na lingua tipo quimação, somente na paartes da frente, consultei varios medicos todos dizem a mesma coisa, estesse e anciedade, isto está correto, ou qual o especialista que devo procurar, devo fazer alguns exames, vários falam que é candidiese, não estou tomando remédio para este fim. Gostaria de saber alguma sugestão sobre este caso.

Comentário de M.cristina em 24/10/2007 às 11:24hs. (horário de Miami)

alergia
gostaria de saber se existe algum teste pelo sangue para verificar alergia e quais os nomes?
Atenciosamente M cristina

Comentário de Eleir Alves de Moraes B. Oliveira em 18/11/2007 às 01:43hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua
hoje acordei a noite com a lingua bastante inchada que me atrapalha até falar, isto já me aconteceu outras 2 vezes só que durante o dia, este inchaço durou em torno de umas 2 horas e desapareceu, hoje o inchaço foi mais grave e já dura umas 3 horas, agora começa a desinchar, más começa a arder como estivesse queimada, esta bastante doida, o inchaço tem ocorrido sempre do lado esquerdo da lingua. Será que preciso me preocupar, ou isto pode ser apenas uma alergia? Obrigada pela atenção.

Comentário de sandra em 23/03/2008 às 21:37hs. (horário de Miami)

alergia lactose
minha filha tem 5 anos, desde 1 e meio descubrir que ela tem intolerancia a lactose, ela toma leite de soja sem lactose, mais ela esta sentido muita dor na barriga e diarreia, gostaria de saber se tem algum remedio o que posso fazer

Comentário de luiz gonzaga de oliveira camargo em 22/04/2008 às 11:19hs. (horário de Miami)

INCHAÇO LINGUA, ponta dos dedos, sola dos pés,
inchaço na lingua foi a primeira ves, dia 19-04-2008 sabado, começou de madrugada, 4:00 hs logo apos tomar cafe sumiu, lado esquerdo da lingua, estou me tratando com um reumatoligista, tem acontecido de inchar ou a sola do pé ou a ponta dos dedos, a dor é muito pequena, mas o incomodo é cruel, ves ou outra acontece tb no penis, engraçado sempre do lado esquerdo, não ha dor. desaparece um pouca mais de seis horas.
Sinto que o reumatologista esta perdido. Meu cardiologista nunca viu e nem quer ver.

Comentário de Regiane Deschamps Guedes em 01/05/2008 às 14:10hs. (horário de Miami)

Inchaço na Lingua
Hoje acordei com um inchaço na lingua, do lado esquerdo. Isso nunca tinha acontecido. Achei estranho, não tinha dor, só incomodava, não conseguia falar direito, depois de umas 4 horas voltou ao normal. O que pode ser isso´, me ajudem.

Comentário de Bianca Mara Moreira em 20/05/2008 às 16:28hs. (horário de Miami)

Brôquite
Meu nome é Bianca e tenho 17 anos,a um ano descobri que tinha esta doença pois me sentia fraca tose prolongada dor de cabeça e nas costas fui ao médico e fiz exames o mesmo me explicou que por eu ter a imunidade a brônquite se manifestou bom desde então,não me sinto bem muita falta de respiração e minhas vias nazais vivem intupidas e e tenho que respirar pela boca.Gotaria de saber se a brônquite não cuidada adequadamente,pode se agravar chegando a uma pneumonia?

Comentário de José Maria em 20/05/2008 às 16:30hs. (horário de Miami)

Inchaço na língua e nos lábios
Desde janeiro/08 venho tendo inchaços na língua, nos lábios, nos pés e vários pontos de vermelhidão e coceira pelo corpo. Os inchaços só aparecem de madrugada. Os exames alérgicos não deram nada. Foi descartado pelo alergista a possibilidade de ser uma alergia. Estou tomando antihistamínico. Alguém pode me ajudar?

Comentário de nilson santana dantas em 25/05/2008 às 12:41hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua
acordei com inchaço na lingua lado esquerdo, após 3 horas volta ao normal.
é a terceira vez que aconrece

Comentário de neuza em 03/06/2008 às 12:34hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua e nos labios
Ha 17 anos meu esposo tem estes sintomas já procuramos todos os tratamentos possiveis sem eficácia o ultimo diagnostico dado pelo medico é que estes sintomas sao provenientes de uma alergia rara que é provocada pela emoçao. abraço

Comentário de Sueli Venancio em 07/06/2008 às 18:45hs. (horário de Miami)

alergia na lingua
Minha mãe sofre de um tipo de alergia que, incha a lingua e é muito rápido, temos que correr com ela p/ o hospital.E depois que desincha alingua, a garganta fica ferida, e ela quase não consegue comer.Já passamos por vários médicos e nenhum conseguiu descobrir ou algo que faça com que não dê esse tipo de alergia. Existe algum tipo de tratamento p/ isso?

Comentário de Luiz Gabriel dos A. M . Brito em 09/06/2008 às 15:20hs. (horário de Miami)

ardência na lingua
alguns meses estou sentindo ardencia na frente da lingua e as vezes com um
queimor gostaria de saber o que e isto.

Comentário de francielly em 14/06/2008 às 12:50hs. (horário de Miami)

ardencia na lingua
ola...eu sinto ardencia na lingua...e as vzs sai umas manchas...eu tenhu medo q seja cancer..existe a possibilidade?
obrigada

Comentário de daniela em 23/06/2008 às 19:51hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua e rosto
meu pai sempre incha alingua e o rosto, ele já foi em varios medicos e alguns ja falaram q era alergia mas ele fza o tratamento com vacinas e nào adianta. tenho medo de ser algo mais grave. gostaria que me orientassem sobre o que fazer. obrigado

Comentário de ROSANA BARCELOS em 27/06/2008 às 10:16hs. (horário de Miami)

INCHAÇO NA LINGUA
MINHA SOGRA, SOFRE ALGUNS MESES COM UM INCHAÇO NAS PERNAS E VERMELHIDÃO, AGORA PASSOU PARA A LINGUA E LABIOS, SÓ QUE SEMPRE ACONTECE NA MADRUGADA, JÁ CORTOU TUDO QUE PODERIA DAR ALERGIA, MAIS AINDA NÃO CONSEGUIU NENHUMA MELHORA, QAUL SERIA A SUA OPINIÃO. OBRIGADA.

Comentário de Edmar Pontes em 24/08/2008 às 14:45hs. (horário de Miami)

Inchaço na lingua e rosto.
Já a algum tempo, apareciam as vezes, umas manchas vermelhas na palma da minha mão, mais depois de alguns dias desapareciam, eu então não me preucupei agora, desde meiados de maio/08 começaram aparecer uns vermelhidões nos braços e na sola dos pés, depois foi a lingua e a boca que incharam, e um dia todo o meu rosto inchou, estou muito preocupado pois fiz uns exames e não consegui descobrir a causa, gostaria de saber se esses sintomas tem algo a ver com consumo de cerveja e também o que eu posso fazer para descobrir o que é. Isso pode levar a morte!?

Comentário de Cristina em 28/08/2008 às 23:21hs. (horário de Miami)

Alergia
Meu filho de 3 meses apresentou manchas pelo corpo há mais de um mês. Tomou predinisona por 5 dias, no 7º dia as manchas voltaram, tomou celestamine por 5 dias e após o 7º dia as manchas voltaram, tomou polaramine mas não melhorou. Por fim, fez exame de sangue hemograma e Ig E total deu 75 sendo que o limite para sua idade era 12 e apresentou também infecção urinária E coli. Ele continua com manchas (eritema). O que pode ter causado? Ele apenas toma leite materno. No primeiro mês tomou protovit e redoxon. Tomou apenas 3 mamadeiras de nestogeno, só três e joguei a lata fora... Não sei mas o que fazer...

Comentário de nelci Dias em 07/09/2008 às 23:15hs. (horário de Miami)

inchaço no rosto na frente e abaixo da orelha esquerda
Meu rosto inchou de repente abaixo e na frente da orelha esquerda. Não dói, apenas é um incomodo para mastigar e falar.

Comentário de nelci Dias em 07/09/2008 às 23:17hs. (horário de Miami)

inchaço no rosto na frente e abaixo da orelha esquerda
Meu rosto inchou de repente abaixo e na frente da orelha esquerda. Não dói, apenas é um incomodo para mastigar e falar.

Comentário de rodrigo em 09/09/2008 às 10:53hs. (horário de Miami)


tenho inchaços nos labios e no rosto fui ao medico e ele disse que nao ha exames para saber se é ou não alegia, gostaria de saber se é isso mesmo. Por favor me ajudem.

Comentário de Flavia Aparecida Sandoval em 23/09/2008 às 09:19hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua e rosto
o que pode ocosionar esse inchaço na lingua, no rosto e garganta, alem de vermelhidão e coceira no corpo; pois começa sem mais nem menos e passa depois de poucas horas

Comentário de Marisa em 06/10/2008 às 20:07hs. (horário de Miami)

inchaço
meu pai (60 anos)tem coceira nos pés que depois incham rosto e língua que também incham, isso vem acontecendo a muito tempo e nenhum exame está anormal... o que pode ser?

Comentário de Paloma em 07/11/2008 às 07:16hs. (horário de Miami)

Inchaços
Minha mãe a alguns dias atraz teve um inchaço na boca que ficou até deformado o rosto dela , em seguida ..começou em alguns momentos aparecer coceiras seguido de inchaço na garganta nas mão, até nos pés...o que pode ser essa alergia? os médico não dão um diagnóstico .

Comentário de sandra em 09/11/2008 às 18:22hs. (horário de Miami)

inchaço nos labios
meus labios incham, doem muito, mas não fazem bolhas ou feridas. o 1º sintoma é uma coceirinha bem discreta, mas em poucos minutos os labios incham de maneira assombrosa e doem demais. obrigada, sandra

Comentário de luiz gonzaga de oliveira camargo em 18/11/2008 às 13:54hs. (horário de Miami)

INCHAÇO LINGUA, ponta dos dedos, sola dos pés,
sempre quando o tempo esfria é comum isso acontecer comigo, estou em tratamento com um Reumatologista, os remedios tem efeito rapido, mas só durão de 18 a 24 horas, é uma formula, que faz o mesmo efeito de um antialergico que meu cardiologista receitou. resumindo que bicho é esse????

Comentário de Mariluze em 24/12/2008 às 16:01hs. (horário de Miami)

alergia na pele com inchaços e urticarias no corpo todo
Desde fevereiro de 2008 sofro com uma alergia de inchaços e urticária por todo corpo, já fiz todo tipo de exame e não aparece o que é.Já tomei vários tipos de remédios como:citirizina, hidroxizina,loratine e nada resolve . Já cortei vários alimentos e também não resolveu.Preciso de ajuda, não sei mais o que fazer.

Comentário de joelson silva ortega em 02/01/2009 às 07:56hs. (horário de Miami)

inchaço na bo e olhos
meus labios e olhos estão inchando
acordo com eles todos inchados eu quero saber o que pode ser isto

Comentário de débora em 10/01/2009 às 13:56hs. (horário de Miami)

alergia
estou ha algum tempo com cocoeira na pele e inchaço no rosto, boca, fui há um alergista fiz város testes,estou tomando medicamentos mas não esta resolvendo

Comentário de cris em 11/01/2009 às 16:11hs. (horário de Miami)

alergia e coceiras pelo corpo
Seguidamente minha mãe acorda com coceiras pelo coprpo (manchas bem avermelhadas) e com o rosto todo inchado, inclusive a língua o que afeta tbem a garganta. Já fizemos testes alegicos e tomou muitos remédios, ms nada resolve esse dilema. Estou preocupada... se alguem souber o q posso fazer para ajuda-la me digam por favor

Comentário de celenir barreto da silva em 18/01/2009 às 07:45hs. (horário de Miami)


a minha filha de 10 anos ,comeu um bombom e depois de alquns minutos ela estava com o corpo cheio de bolas ,tipo carroços.ela sempre teve brônquite desde que nasceu.e está com febre e inchada,por favor o que eu devo fazer? desde já agradeço.celenir

Comentário de Clayds Lima em 21/01/2009 às 08:34hs. (horário de Miami)

Inchaço na Lingua
Estou a quatro dias sofrendo um inchaço na lígua muito estranho. Pois tudo começou com uma coceira interna, começando de dentro da garganta, passando por dentro do ouvido indo até a ponta da língua. É desconfortabilissimo a coceira, pois não dá pra coçar. Após esta coceira intensa a língua começa a inchar, dando uns caroços e depois inchando por completo. Sinto que incha tanto que fica até difícil conversar e respirar. O mais curioso que a noite é que fica bem pior, pois durante o dia ela amanhece inchada mas desincha rápido. Me ajudem não sei a que médico recorrer.

Comentário de Lílian Breda em 24/01/2009 às 17:58hs. (horário de Miami)

Alergia de baixo do braço
tenho hipotireoidismo começei a 4 dias atrás tomar o euthyrox e me deu uma alergia de baixo do braço (bolinhas vermelhas com muita coceira). Parei de tomar o remédio. E, estou tomando tem 1 dia um anti-histamínico para passar a alergia, mas continua com coceiras. A alergia não vai embora? Estou agoniada.

Comentário de em 28/01/2009 às 08:33hs. (horário de Miami)

Contato Rachel Barros
Entre em contato com a autora do artigo através do site.

http://www.taoyin.com.br

Tire suas dúvidas com a autora.

Comentário de em 28/01/2009 às 08:33hs. (horário de Miami)

Contato Raquel Barros
Entre em contato com a autora do artigo através do site.

http://www.taoyin.com.br.

Tire suas dúvidas com a autora.

Comentário de Barretão em 31/01/2009 às 15:43hs. (horário de Miami)

Inchaço
Ola, acordei com os lábio inchados e a sola do pé também, criando uma dificuldade em caminhar uma pequena dor, e a ponta dos dedos da mão também.
O que pode ser??

Comentário de debora em 07/02/2009 às 11:01hs. (horário de Miami)


minha filha de oito anos tem tido o labio superior inchado da noite para o dia , o episodio dura um dia, as vezes incha tambem a ponta dos dedos isso acontece uma ou duas vezes por semana o que pode ser...?

Comentário de Raphael em 09/02/2009 às 07:12hs. (horário de Miami)

Inchaço da boca e falta de ar
Bom dia!!!!
Minha namorada desdo começo do ano esta apresentando de vez em quando um inchaço na boca, isso aconteceu uma vez apos ela ingerir um "DANONE", mais acontece as vezes mesmo sem se alimentar, e dessa ultima vez ela ficou com falta de ar tambem. Isso seria uma alergia alimentar? Por ela ficar com falta de ar, isso poderia ser grave? Que tipo de medico deveria procurar para esse tipo de problema? Ja agradeço a atençao e fico no aguardo de uma resposta !!! Muito Obrigado !!!

Comentário de Givanildo Santtos em 10/02/2009 às 12:41hs. (horário de Miami)

Inchaço no rosto: pálpebras e lábios
Olá, meu filho, 10 anos, tem uma reação estranha e não sabemos a que, ele, de inicio, aparenta cansaço, depois vem uma febre e logo se notam bolhinhas ao redor dos olhos, que vão se unindo e se tranformam em um terrivel inchaço que o deixa parecendo um E.T. de tão inchado, não consegue ver nada. O que seria isso, a quem devo recorrer. Já fui a um hospital e os médicos apenas prescreveram soro. Um forte abraço!

Comentário de KINHA em 10/02/2009 às 15:05hs. (horário de Miami)

MEU BEB?
MINHA BEBÊ TEM NOVE MESES E ESTA COM O CORPINHO CHEIO DE CAROCINHOS ESTOU PASSANDO UM REMEDIO MAIS NÃO ESTA LA ESSAS COISAS TODA ELA NÃO ME DEIXA DORMI CHORA TODA HORA?

Comentário de valdir figueiredo em 13/02/2009 às 06:11hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua labios garganta braço oque pode ser
minha mae esta com esse problema a algum tempo , ja fez todos os exames e nao da nada , quase sempre fica inchado , oque pode ser alguem pode me ajudar???

Comentário de rosi funievo em 19/02/2009 às 02:38hs. (horário de Miami)

inchaço no rosto e boca..
meu marido acordou hoje 19/02 com a boca e o rosto inchado mas sem dor..nw comeu nada de anormal o que poderia ser? que tipo de reaçao é essa?me ajude por favor....

Comentário de Elisete Aparecida Teixeira em 20/02/2009 às 20:40hs. (horário de Miami)

+ eu!
comecei com uma mancha vermelha na palma das maõs, hoje tenho urticaria em todo corpo minhas mãos dedos incham muito,
olhos, boca, urticaria no corpo todo ja fui no alergisto foram pedidos varios exames testes alergicos e sempre dão negativo não sei mais o que fazer estou em uso de allegra 180 mg, fazem 2 meses mas sinto que não esta mais fazendo efeito por favor me ajude
hoje minha mão esquerda esta coça~do muito e os dedos inchados..Obrigado

Comentário de Antonio Carlos em 24/02/2009 às 09:50hs. (horário de Miami)

Que devo fazer!!!!!
Minha esposa comesou com uma urticaria arlergica pelo corpo umas manchas avermelhadas, o medico receitou um remedio chamado Hixizine 25mg as manchas desepareserão mais de ves equando ela acorda com inchaço na boca e olhos
quero saber o que pode ser isto

Comentário de Antonio Carlos em 24/02/2009 às 10:01hs. (horário de Miami)

Que devo fazer!!
inchaço na bo e olhos
meus labios e olhos estão inchando
acordo com eles todos inchados eu quero saber o que pode ser isto

Comentário de Iara Rafaelli em 28/02/2009 às 19:43hs. (horário de Miami)

coceira nas pontas dos dedos das mãos e dos pés
Na 1ª vez que isto aconteceu, no dia 01/01/09: devido a uma dorzinha de cabeça tomei um comprimido de paracetamol mas não adiantou; aí tomei um comprimido de tonopam, que também não resolveu, mas logo em seguida uma coceira nas pontas dos dedos das mãos e dos pés me deixou desatinada acompanhada de umas manchas vermelhas nos braços que decidi tomar um antialérgico. Depois de uns 20 a 30 min. tive uma leve diarréia e fui melhorando aos poucos. fiquei muito nervosa.
Na 2ª vez foi no dia 20.02.09: após uma dorzinha de cabeça e mais uma vez após um comprimido de paracetamol que não resolveu me senti enjoada, então tomei um comprimido de plasil, como a dor de cabeça aumentou tomei um tonopam e que além de não melhorar ainda tive novamente a tal de coceira anteriormente descrita a qual me levou de imediato a tomar o antialérgico. Só que, desta vez me senti muito pior, pois além da diarréia, sensação de calor intenso, ansiedade, inquietação, tive que tomar um calmante.
Obs.: faço uso do tonopam há muitos anos para enxaqueca e também do paracetamol, agora estou com receio de usá-los, pois não sei qual deles é o vilão. Rezo para não sentir dor de cabeça.

Comentário de cleonice rita em 15/03/2009 às 16:59hs. (horário de Miami)

inchaço nos labios, olhos e começa a trancar o pulmao que al
meu subrinho tem 11 anos, e ja aconteceu varias vezes, do nada começa dor de cabeça e ai derepente incha os olhos, labios, e ficamos desesperados porque começa a trancar os pulmaos, e minha mae logo corre com eles p o hospital, e fica enternado tomando soro. Nao sabemos ainda que tipo de alergia que causa isso nele.vamos fazer um exame p saber ,mais gostaria que me respondesse e me desse uma dica para ficarmos mais tranquilo.desde ja os agradeço.abraço.

Comentário de marcio em 18/03/2009 às 15:00hs. (horário de Miami)

alergia
meu filho incha o rosto e os labios quando come chocolates catchup, e outas coisas que ainda ñ sei .queria saber pq isso me ajude?

Comentário de cleonir em 19/03/2009 às 14:45hs. (horário de Miami)

alergia
minha mãe esta com coceira no corpo e rosto e olhos inchados o que pode ser

Comentário de wagner luiz granatta em 22/03/2009 às 17:57hs. (horário de Miami)

olho e boca inxado
minha filha de 5anos acordou com olho inxado ea boca ixada o que pode-ser isto sem dor

Comentário de jaqueline em 24/03/2009 às 10:56hs. (horário de Miami)

inchaço na lingua
meu pai esta de vez emquando inchando a lingua e o rosto gostaria que me ajudase o que pode ser isso? e que medico devo procura lo obrigado!

Comentário de claudia em 07/04/2009 às 16:23hs. (horário de Miami)

alergia
algumas vezes apos comer pizza ,carnevermelhas, saladas, camarão sentie uma forte dor de barriga e apos vomitar e defecar minhas maos e todo rosto ficam muito enchados pricipalmente os olhos e sinto muita coceira por todo o corpo. depois que acrise passa aindo os dois dias com orosto um pouco enchado.so que ja comie estes alimentos outras vezes e não tive nada .

Comentário de carmem m d fontes em 25/04/2009 às 07:22hs. (horário de Miami)

meus labios amanheceu inxados
porque eu acordo con meus labioa inchados

Comentário de GEOVANES CARNEIRO DE ATAÍDE FILHO em 28/04/2009 às 11:55hs. (horário de Miami)

ALERGIA
Minha esposa está com sério problema alérgico, até a presente data não constatamos o porquê desta urticária em termo de alimentação, porém,constatamos que não pode usar nenhum tipo de corante; Devido a alergia, a pele apresenta caroços, como também no couro cabeludo, logo após desaparece; Que tipo de doênça é essa e qual o procedimento adotado?

Comentário de carmem moreira d fontes em 29/04/2009 às 16:32hs. (horário de Miami)

porque acordo con os labios inchados
sera que algum iseto pode picar s labis ai incham

Comentário de danielle em 01/05/2009 às 21:04hs. (horário de Miami)

inchaço
Minha mãe esta com um inchaço, parecido uma reação alergica, o inchaço por hora é nos olhos, depois some aparence nos labios, depois aparece alguns carocinhos pelo corpo cossa e depois some, ela tem 51 anos e estamos preocupados pois ela não comeu nada diferente que ela costuma comer, nestes inchaços ela só está sentindo cosseira, o q pode ser!!! Isso já está a tres dias......

Comentário de VITORIA REGIA em 11/05/2009 às 15:43hs. (horário de Miami)

LABIO INCHADO
HA MAIS DE UM ANO QUE MEU LABIO SUPERIOR INCHOU E NAO VOLTOU AO NORMAL NAO SINTO NADA ESTOU FRUSTRADA DE TER QUE CONVIVER COM ISSO...

Comentário de Renata em 12/05/2009 às 11:02hs. (horário de Miami)

o que eu faço?
eu acordo com meus ohos inchados e meus labios e tenho coseiras no corpo começou com a minha mão ficando vermelha e cosando o que é isso

Comentário de hELIO JUNIOR em 13/05/2009 às 08:39hs. (horário de Miami)

ALERGIA
ESTOU INCHANDO OS LABIOS DE VEZ EM QUANDO INCHAM MUITO DEPOIS APARECEM UMAS BOLINHAS BRANCAS , TAMBÉM ESTOU DANDO COCEIRA EM PARTES DO CORPO E ALGUNS HORARIOS, O QUE PODE SER ?

Comentário de ana em 16/05/2009 às 00:12hs. (horário de Miami)

coceira
meu marido vem reclamando alguns dias que vem tendo muita coceira nas pontas dos dedos e não tem nenhum sinal vermelho ou outa coisa parecida, ele diz ser uma coceira desesperadora.

Comentário de maria helena prado santos em 23/05/2009 às 13:09hs. (horário de Miami)

sou alergica
as veses acordo com o s labios inchadoas parece que esta anestesiado

Comentário de JORGE BIGIO VALENTE ( RIO DE JANEIRO ) em 29/05/2009 às 21:56hs. (horário de Miami)

AGRADECIMENTO
MUITO OBRIGADO (MARIO SOLAR )GRAÇAS AO SEU DEPOIMENTO SOBRE O (ANTILEUCOTRIENO) JÁ ESTOU SENTINDO MUITA MELHORA EM RELAÇÃO AOS INCHAÇOS DO ROSTO E PRINCIPALMENTE DA LINGUA. PARA QUEM QUIZER TENTAR A CURA DESSA DOENÇA . MUITO ORIGADO DE NOVO , MEU NOVO AMIGO.FELICIDADES. JORGE BIGIO. RIO DE JANEIRO.

Comentário de DEUSMAR ALVES em 15/06/2009 às 13:31hs. (horário de Miami)

LÁBIO SUPERIOR INCHADO
HÁ MAIS OU MENOS SEIS MESES MEU LABIO SUPERIOR VEM INCHANDO DE VEZ EM QUANDO E ASSIM PERMANECE POR 16 HORAS OU MAIS O QUE PODERÁ SER ISSO?

Comentário de GISLAINE em 26/06/2009 às 11:03hs. (horário de Miami)

ESTOU COM OS O9LHOS MUITO ICHADOS
ONTEM COMI CAMARÃO E LOGO FIQUEI COM OS OLHOS MUITO ICHADOS, PASSEI NA FARMACIA TOMEI UM ATIALERGICO ,MAS CONTINUA DO MESMO JEITO O QUE DEVO FAZER ?
OS MEU OLHOS ESTÃO MUITO INCHADOS.

Comentário de VILMA FERNANDES SANTOS em 10/07/2009 às 10:30hs. (horário de Miami)

inchaço nos labios superior
há três semanas que meus labios incham depois fica ardendo muito e rececados, veja si pode mim ajudar sera o que é isso?

Comentário de Elizabeth S Portela em 21/07/2009 às 19:15hs. (horário de Miami)

inchaço lingua e garganta
Tenho tido crises alérgicas, que eram desencadeadas à princípio quando consumia frutas ácidas, mel e sentia cheiro de alguns produtos de limpeza e quando fazia alimentos fritos com óleo vegetal (frituras em geral). Nestas crises sentia a lingua,garganta e laringe incharem e as vezes desencadeava um processo inflamatório nos pulmões. Comecei a tomar duo decadron injetável,que aliviava os sintomas por mais ou menos um mês, depois já não adiantava mais e as crises foram tornando-se mais intensas, e com menores intervalos e eu tinha que ir ao hospital para tomar antialérgico e corticóide injetável. Fiz cirurgia para correção de hérnia de hiato,pois o refluxo poderia ser fator desencadeante . Porém após 3 meses da cirurgia, eu acreditei que poderia voltar a ingerir frutas ácidas e foi quando me deu uma crise alérgica muito importante, pois senti muita falta de ar, garganta e lingua muito inchadas fui novamente ao hospital onde fiquei internada por 3 dias tomando adrenalina, corticóides e antialérgicos.(março deste ano). Após fui a alergistas, pneumo, fiz testes alérgicos de diversos tipos (onde apenas acusou alergia à níquel),phmetria (o resultado deu normal), ressonância magnética de pescoço e cabeça(que acusou aumeuto da hipófise), ecocardiografia da tireoide (apareceram cisto e ganglios pequenos) várias laringoscopias (onde só aparece hipertrofia na base da lingua e faringite cronica). Estou sendo medicada com nasonex, hixizine, polaramine, oicadil e rivotril. Como até agora não foi traçado nenhum diagnóstico, estou pesquisando na internet sobre meu caso e ontem achei um site, que pessoas como eu, tem os mesmos sintomas e que após o uso de "antileucotrieno" - Singulair - houve melhora e em alguns casos cura dos sintomas acima descritos. Por minha conta comprei hoje o Singulair e já comecei a tomar. Estou muito esperançosa de que o tratamento possa dar resultado,pois dado a tudo isso minha qualidade de vida tornou-se insuportável. Descrevo tudo isso, pois mais pessoas que possam sofrer dos mesmos sintomas que os meus possam também beneficiar-se deste medicamento. Gostaria que vocês me orientassem de como deverei fazer este tratamento (duração,posologia etc) e se tem algum estudo sobre sintomas/tratamento como descrevi, e se existe, por favor me descrevam. Muito obrigada pela atenção. Um abraço. Elizabeth

Comentário de José Adauto Tenório Barboza em 22/07/2009 às 08:54hs. (horário de Miami)

Pequenas bolhas branca à baixo dos olhos; e manchas nos lábi
De inicio é porque há algum tempo aparecem pequenas bolhas localizada na região dos olhos, parecem com cravos e espinhas tento estorá-las mas não consigo. É certo tentar estourá-las e tem algum remédio para combate-la?
O outro problema percebia a poucos dias, se trata de pequenas bolhinhas na parte superior dos lábios que só é percebivel quando olhado de perto ou quando estiro os lábios. Gostaria de saber se isso é um problema grave? se futuramente pode trazer consequencias graves para os lábios? e se tem algum medicamento para o problema?

Comentário de JOCE em 25/07/2009 às 07:50hs. (horário de Miami)

ichaço
ola minha mae devez enquando inchav os labios e muito parecia que ia estourar
mas ontem anoite inchou todo o rosto que cobriu os olhos, ela noa pode enxergar, levamos ao medico mas voltou no mesmo geito ,
que sera que é? alguem ja viu um caso desses ? obrigado

Comentário de sonia em 28/07/2009 às 08:03hs. (horário de Miami)

coceira
sinto muita coceira nocrpo todo ,se eu descanso meu braço no sofa durante algum tempo fico com coceira e empolada,mais fico super irritada quando a coceira é nos pés e nas mãos pois estas são constantes e eu não estou aguentando mais pois nem dormir eu posso

Comentário de chico benvas em 03/09/2009 às 13:40hs. (horário de Miami)

lábios inchados!
inchaço nos labios há duas semanas que meus labios incham depois fica ardendo muito e rececados, veja si pode mim ajudar sera o que é isso?
Aguardo e agradeço!

Comentário de ROSELI em 30/09/2009 às 21:13hs. (horário de Miami)

LABIO INCHADO
MEU FILHO DE 10 ANOS JA TEM UMAS 3TRÊS VEZES QUE SEU LABIO SUPERIOR INCHA E INCOMODA MUITO

Comentário de Fabiano Pedroso em 18/10/2009 às 16:12hs. (horário de Miami)

boca e pele
Olá Dr. não sei mai o que fazer às vezes me dá uma coseira no corpo e fico todo encaroçado, às vezes é no braço, às vezes nas virilhas e etc..., Às vezes me incha a metade do lábio, tem hora que é o esquerdo e tem hora que é o direito,já fui em vários médicos e já tomei vários remédios e não resolveu. O que eu posso fazer?

Comentário de Roberto Limeira Santos em 18/10/2009 às 22:05hs. (horário de Miami)

intoxicação
minha filha comeu um caruru e tinha um camarão e depois de algum tempo fico com o corpo todo inrritado e coçando o que eu faço.

Comentário de RICARDO FIGUEIREDO em 28/10/2009 às 08:30hs. (horário de Miami)

LÁBIOS INCHADOS
HÁ MAIS OU MENOS SEIS MESES MEU LABIO SUPERIOR VEM INCHANDO DE VEZ EM QUANDO E ASSIM PERMANECE POR 16 HORAS OU MAIS O QUE PODERÁ SER ISSO? COMO DIAGNOSTICAR?

Comentário de ROQUE SANTANAS em 17/09/2010 às 21:31hs. (horário de Miami)

DUVIDA
MINHAS GENGIVAS ESTÃO INFLAMADAS, MAIS O QUE ME DEIXA CURIOSO É PK MEUS LABIOS ARDEM TANTO COMO SE ESTIVESSE COM PIMENTA

Comentário de Valdir Aimi em 25/09/2010 às 18:54hs. (horário de Miami)

lábios inferiores inchados
Simplemente acontece um tipo de ardência aliado a uma sensação de amortecimento em um local do lábio inferior e dentro de uma hora todo o lábio incha ficando bem duro permanecendo por aproximadamente 20 horas, sinto uma sensação de amortecimento durante este período, uma vez fui ao proto socorro e o médico injetou corticoide na veia, o inchaço recuou em 6 horas, estou preocupado porque já me aconteceu 4 vezes e não sei o que é. se tem alguma idéia favor me informar?

Comentário de jarbas sabatini em 06/02/2011 às 17:26hs. (horário de Miami)

pes inchados
Meu pai com 70 anos quando come frutos do mar seus pes inchao de mais mas quando come peixe nao.

Comentário de José Vilmondes júnior em 03/04/2011 às 10:31hs. (horário de Miami)

Manhas vermelhas nas mãos e pés que coçam!!
Tenho observado muitos comentários a respeito destes sintomas, meu vizinho sofria muito com isso, mesmo com a negativa dos exames. Ele passou a fazer dieta de proteínas animais e cortou o açucar e embutidos, bingo!! Alergia de toda natureza a esses produtos. Hoje vive com mais tranquilidade e os sintomas sumiram.

Comentário de Diego Ferreira em 09/03/2012 às 07:27hs. (horário de Miami)

IRRITAÇÕES E INCHAÇO NOS LÁBIOS, MÃOS E PÉS.
Olá, gostaria de saber algumas informações.
A mais ou menos uns 2 meses vem tendo muito inchaço nos lábios e mão com muita frequência, e cada vez pior os inchachos dos lábios chegam a dura 24 hrs e ja não sei o que fazer, ja procurei o médico e ele simplesmente pediu pra mim verificar minha alimentação.
Eu sou vegetariano e a irritação comelou mais ou menos dois meses após minha aderencia ao vegetarianismo será que tem alguma ligação?

Comentário de Anderson em 29/03/2012 às 21:21hs. (horário de Miami)

Lábios inchados
Hà uns quatro meses que meus labios vem inchando e permanece por várias horas,e tem várias bolinhas que so se ver bem de perto.Já fui ao médico e ele receitou loratadina e um ourto para urticária...por favor me ajude.

Comentário de Rayssa em 17/09/2012 às 09:47hs. (horário de Miami)

alergia
ola ontem de ontem eu comecei a sentir uma dor no estomago e enjoo muito forte. no dia seguinte minha dor piorou,tive piriri e uma for de cabeca,sendo q tudo o q eu comia passava mal. fui ao hospital e a medica me disse que estou com gastroenterite viral. ontem comi uns biscoitos da elma chips e a boca comecou a inchar, e agora de manha acordei que nem um monstro:olhos quase fechados, boca inchada e rosto e meu corpo empolado.acabei de tomar um loratadina antialergico. nao sei se vai melhorar.


Busca rápida:

Assine nosso Boletim!





Anuncie no Planeta!!











Vídeo em destaque:








Planeta News!

O portal da comunidade brasileira no exterior!

Planeta News

Assista a uma aula gratuita em vídeo!
   
© Copyright 1998-2014, Pepe Software Ltda. All rights reserved.
Anuncie | Agenda | Fale conosco | Aviso Legal | Política de Privacidade | Acrescente o Planetanews à sua lista de busca!

Livros no Submarino pelo menor preço | Muitos produtos em promoção no Wal-Mart

Parceiros do Planeta News: