Artigos e notícias:

Falar bem com Reinaldo Polito

Reinaldo Polito

04/04/2007 13:23

Importância da boa comunicação

Por Reinaldo Polito


Há poucos dias, conversando com o meu amigo Flávio Gikovate, um
dos mais destacados psicanalistas do Brasil e consagrado escritor, questionava a razão pela qual o meu livro "Como Falar Corretamente e Sem Inibições" publicado pela Editora Saraiva, estourou nas listas dos mais vendidos, depois de doze anos do seu lançamento.
Flávio Gikovate deu uma explicação para a qual ainda não tinha me aprofundado: - Polito, o lançamento do seu livro ocorreu à frente do tempo.

Hoje, mais do que em qualquer tempo, todo projeto de desenvolvimento pessoal sempre deve incluir a boa comunicação.

As pessoas passaram a ficar expostas com mais freqüência e precisam se expressar bem para participar das reuniões, apresentar e defender projetos, lançar produtos, negociar, dar entrevistas, enfim, necessitam se comunicar em praticamente todas as atividades.

E precisam se comunicar bem, pois a comunicação deficiente normalmente pode ser confundida com a falta de competência profissional. O responsável pela apresentação de um projeto, por exemplo, expressando-se com frases confusas, sem uma boa ordenação do raciocínio, equivocando-se na seqüência dos argumentos, comportando-se com postura deselegante e gesticulação defeituosa, pronunciando mal as palavras, certamente estará também comprometendo o entendimento e a credibilidade de sua proposta.

Da mesma forma, numa reunião social, poucos teriam interesse em se aproximar para conversar com alguém que não soubesse se comunicar. Nessas situações as pessoas querem estar ao lado de quem seja interessante na maneira de contar histórias, relatar fatos, comentar notícias, ou até mesmo que saiba fazer perguntas pertinentes no momento apropriado, com presença de espírito e, quando a circunstância permitir, com bom humor.

Aquele que não sabe se comunicar com eficiência comporta-se de maneira retraída ou inadequada e, num mundo tão competitivo, onde as oportunidades precisam ser constantemente garimpadas, deixa de aproveitar as chances de se projetar.

Quem tem problemas de comunicação está sempre encontrando uma boa desculpa para não falar diante das pessoas, geralmente fica irritado e coloca-se numa posição defensiva para se proteger, não participa espontaneamente das atividades que exijam comunicação e quando precisa falar, sem chance de se esconder, é comum expressar-se de maneira ríspida e até com agressividade.

Quem se comunica com eficiência está, naturalmente, fazendo o seu "marketing pessoal", pois é requisitado para falar e expor suas idéias na empresa ou no convívio social.

Pelo fato de falar bem ele não se comporta com atitudes defensivas, ao contrário, é participativo integrado nos ambientes onde convive, é normalmente uma pessoa mais feliz, porque conta com o atributo da boa comunicação para resolver problemas, realizar projetos e abrir as portas para o seu crescimento e desenvolvimento na vida em sociedade e na sua profissão.

E se nós observarmos bem, aquele que se comunica de maneira correta e eficiente, por não ser retraído, não fugir das oportunidades, por ser participativo e integrado, além de ser mais feliz, consegue fazer com que as pessoas que estejam a sua volta se sintam também pessoas mais felizes.

Portanto, não importa quais sejam os nossos planos, dos mais simples aos mais ambiciosos, em todos eles vamos incluir um dos mais importantes ingredientes para que sejam concretizados e bem sucedidos: a boa comunicação.




Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.

Assinar feedEnviar por E-mailImprimirVoltar para a seção Falar bem

Google
Leia outros Artigos deste autor, clique aqui! Clique aqui e escreva seu comentário!


Comentários do Planeta!

Comentários

Comentário de negralhada em 10/04/2007 às 10:44hs. (horário de Miami)

ELOGIOS
Li o artigo e gostei bastante, mais muitos desses pontos sitados como: falar rapido ou muitas das vezes ñ falar diante de muita gente, isto acontece comigo mais acho q o fato ñ é saber se comunicar, mais sim complexo de imferioridade, medo de errar, fazer feio, isto sim me deixa calada ao lado de outrem.bjs e obrigada pela oportunidade.

Comentário de Martins em 17/02/2008 às 19:14hs. (horário de Miami)

comunicação
Vejo a boa comunicação uma ferramenta indispensável para o sucesso. Este artigo aqui publicado, cheio de boas intenções para esclarecimetos das necessidades de se megulhar em livros e se interar nas atulaizações para que vivamos em um mundo mais socializado. e que tentemos nos comunicar mais corretamente para que não haja necessidade de se sentir inferiorizado quando chamado à frente de qualquer posto a se situar. Portanto li este arquivo e eu gostaria muito de receber informações respeito.

Comentário de Juliana em 31/03/2008 às 11:42hs. (horário de Miami)

comunicação
Quero comentar sobre a importância do Fonoaudiólogo no aprimoramento da comunicação. Este profissional pode ajudar muito na expressão da fala !!!

Comentário de Milena Vitorino em 13/09/2009 às 19:18hs. (horário de Miami)

Análise
Gostei do arquivo. É esclarecedor e satisfatório. Estou participando de um treinamento patrocinado pela Empresa e me ajudou.

Comentário de Mª Luiza em 18/06/2010 às 18:42hs. (horário de Miami)

Importância da boa comunicação
Boa noite, texto muito bom e elucidativo a respeito do assunto.A boa comunicação é imprescindível em tds os setores, pessaoais e profissionais.Abraços cordiais, Mª Luiza.

Comentário de Carlos Cleber em 21/06/2010 às 11:34hs. (horário de Miami)

Importância da boa comunicação
Artigo muito bom, esclarece com muita propriedade a necessidade da boa comunicação.

Comentário de luana em 25/06/2010 às 16:45hs. (horário de Miami)



Gostei muito desse artigo,pois com ele pude pensar no meu meio de cominicação.Observei que preciso melhorar, pois falo muito rapido e isso não é muito legal para quem pretende trabalhar com turismo.

Comentário de Julyanne de Araújo teixiera em 30/06/2010 às 09:19hs. (horário de Miami)

Como falar bem
Sou uma pessoa tímida, daí precisei muito trabalhar essa dificuldade ao meu favor para não me tornar uma profissional frustrada, não incompetênte. O mundo hoje exige cada vez mais e o diálogo, a comunicação é peça fundamental para fechar negócios e manter relações comerciais. Sou formada em turismo e vejo como comunicar-se é a palavra de ordem. A timidéz é algo ruim e acaba trazendo consequências que muitas vezes se torna dificil de ser corrigida. Para me ajudar precisei ser voltuntária em um projeto de adolescentes, onde escolhi ser facilitadora, fazendo dinâmicas de grupo, o que acabou se tornando o trabalho diário. Ainda sinto um pouco de timidéz mais consigo driblar. Não se esconder é bom, procurar conversar em grupos, discutir os problemas da empresa e dá sugestões, receber elogios também ajuda muito a dá segurança, é uma forma de torna essa pessoa interessada e capaz de falar em público.

Comentário de Laurinete em 15/07/2010 às 07:52hs. (horário de Miami)

comunicação
Muito interessante o seu artigo.Me sinto muito mais segura,pois tudo o que você escreveu realmente é o que precisamos, para cada vez mais nos puliciarmos.

Comentário de Simone A destro Lisboa em 15/07/2010 às 12:19hs. (horário de Miami)


Li o artigo e concordo plenamente com ele.
Hoje, o mundo não comporta pessoas com dificuldade de expressão, porque tudo é muito dinâmico, rico em informações que chegam a todo instante de maneiras diversas.
Sou profesora de Português e deixo um conselho para quem se sente incapacitado: leia!
A leitura abre pra você um universo repleto de informações e novidades.
Assim, com a prática da leitura você adquiri novo vocabulário, expande suas idéias, torna-se uma pessoa crítica e quando menos perceber, lá estará você defendendo idéias e participando ativamente do mundo.

Comentário de ROSILENE LIMA DE SANTANA em 19/07/2010 às 12:11hs. (horário de Miami)

sou timida
NÃO ME SINTO SEGURA AO FALAR EM PUBLICO, NEM DE COMUNICA-SE COM OUTRA PESSOA, ME ACHO INCOMPREENDIDA. SERÁ QUE AINDA POSSO MUDAR?
ESSE TEMA MECHEU COMIGO!

Comentário de MARIA DO CARMO ROLDAO SARAIVA em 19/07/2010 às 16:35hs. (horário de Miami)

tenho dificuldades para falar em público
Eu tenho dificuldades para falar em público, mas acho que pode ter sido consequência de algum trauma de infância ou bloqueios com professores do ensino primário, ou até mesmo, educação familiar.
Mas, estou fazendo por onde melhorar.
E este artigo, somente veio a acrescentar.

Comentário de Elaine Cristina em 17/08/2010 às 12:15hs. (horário de Miami)

sabia tudo mas na hora deu branco
Estava preparada para apresentar o trabalho para os colegas, tudo na ponta da lingua, derrepente quando olhei para meus colegas não conseguia desenvolver a apresentação, emprovisei muito mal. senti muito mal o que devo fazer. Pois terei outros trabalhos assim estou com medo que aconteça de novo.

Comentário de Raquel em 26/08/2010 às 15:34hs. (horário de Miami)

comunicar é preciso
Amei os comentarios pois retratam fatos ocorrentes no dia-a-dia; conheço pessoas que não conseguem comunicar-se em público por serem timídas e não se encontram no meio social. Isso me ajudou a relacionar de forma eficiente e muito melhor com as pessoas.Abraços fraternal,ketty.

Comentário de tiago rafael da silva santos em 27/08/2010 às 20:17hs. (horário de Miami)

conversaçao
a materia e interessante pois a boa comunicaçao e fundamental para a pessoa crescer tanto dentro de uma empresa tanto para deixar felizes as pessoa q te rodeiam . falo isso porq ultimamente . nao tenho tido assunto para conversa ou de expressao . ai nao m me divirto nem faço outros se divertirem fica um clima quieto pacoto . deveras a boa comunicaçao e fundamental

Comentário de PATRICIA ROBERTA COSTA DE FIGUEIREDO em 09/09/2010 às 12:22hs. (horário de Miami)

comentários sobre o artigo
com certeza, é importante saber se comunicar, ouvir e falar, em qualquer lugar e ocasião que seja. Um bom ouvinte e um excelente comunicador, ambos conhecedores do Português são bem recebidos aonde quer que estejam. O texto é excelente e traduz em cada linha o que é uma boa comunicação.

Comentário de GUSTAN NETTO em 28/09/2010 às 13:29hs. (horário de Miami)

COMUNICAÇÃO E OBJETIVOS ALCANÇADOS
NO MUNDO COMPETITIVO DE HOJE, A BOA COMUNICAÇÃO E ESSÊNCIAL PARA SE CONSEGUIR O QUE QUER.TANTO NA VIDA PROFISSIONA QUANTO NA VIDA PESSOAL

Comentário de Andréia em 29/09/2010 às 18:21hs. (horário de Miami)

Comunicação
Falar em público me deixa desconfortável porque não gosto de ser o centro das atenções. O ouvinte também analisa o modo como fala, como se movimenta e pricipalmente sempre espera mais do que você diz.
Gostaria de aprender a falar em público com mais confiança.

Comentário de wanda barboza de oliveira em 03/10/2010 às 11:05hs. (horário de Miami)

Importância da boa comunicação
Excelente e de fácil compreensão. O texto foi claro e coeso com a necessidade de comunicação plena e rica em conteúdo. Falar bem e corretamente ecige um outro exercício que é o de leitura constante e diária. Ler é ainda uma ferramenta que no s mantém atualizados em questões de vocabulário pois, natural que seja que aquele que ler com frequência e se solte diante dos outros para falar o que sabe normalmente encanta e convence bem mais rápido. Exercitar a linguagem requer prática e dedicação, como em tudo na vida!

Comentário de Jane Rafaela em 14/10/2010 às 23:16hs. (horário de Miami)

RELEVÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO
A MEU VER, A BOA COMUNICAÇÃO DEPENDE DE VÁRIOS FATORES. DENTRE ELES, O PRAZER PELA LEITURA E A FAMILIARIZAÇÃO COM DIVERSOS GÊREROS TEXTUAIS, BEM COMO OS ASSUNTOS QUE NELES SÃO ABORDADOS.
SEM FALAR, É CLARO, DA BAGAGEM CULTURAL QUE CADA SUJEITO TRAZ CONSIGO. A BOA COMUNICAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA A QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO DOS INDIVÍDUOS COMO UM TODO.

Comentário de Elizabete em 03/11/2010 às 09:42hs. (horário de Miami)

Importância da boa comunicação
Artigo muito bom, esclarece com muita propriedade a necessidade da boa comunicação.A comunicação, seja falada ou escrita, sempre foi uma ferramenta de fundamental importância da vida do ser humano.

Comentário de Saturnino Francisco Fontes Mateus em 14/02/2011 às 17:13hs. (horário de Miami)

Realista
Li o artigo e vi nele muitas situações do quotidiano. Identifiquei-me na facilidade de comunicar e seus benefícios.

Comentário de J SOUSA em 22/05/2011 às 08:11hs. (horário de Miami)

inclusao social
PARABENS PELO ARTIGO POIS A APRESENTAÇAO DE UM CIDADAO DIANTE DA SOCIEDADE SE FAZ ATRAVES DA EXPRESSAO CONSIDERO COMO O FATOR FUNDAMENTAL PARA O BOM ANDAMENTO DE QUALQUER EMPREENDIMENTO

Comentário de Augusto Júnior Gomes Ferreira em 19/07/2011 às 20:30hs. (horário de Miami)

Elogios
olá amigo,gostei muito do seu artigo.Faço parte de um grupo de comunicação(Rádio), e achei muito legal o jeito que transmitem uma informação falando da informação.É Fantástico!!!!

Comentário de Cláudio Rodrigues em 31/07/2011 às 20:22hs. (horário de Miami)

tenho uma questão!!!!
Tenho me comunicado com amigos via paginas de relacionamento, até aí nada de novo, a questão é que dias desses estive numa festa julina em que encontrei muitos deles e constatei que, enquanto nas páginas virtuais comentam e descrevem tudo sobre si e sobre os assuntos propostos, com muita fluência, quando me pus a conversar pessoalmente, mal conseguiam desenvolver qualquer assunto, como explicar isso?

Comentário de marcos cds em 04/07/2012 às 18:21hs. (horário de Miami)

falar bem
sou timido,falar em publico e dificil para mim ,este livro e muito bom para treinar a timides


Busca rápida:

Assine nosso Boletim!





Anuncie no Planeta!!











Vídeo em destaque:








Planeta News!

O portal da comunidade brasileira no exterior!

Planeta News

Assista a uma aula gratuita em vídeo!
   
© Copyright 1998-2014, Pepe Software Ltda. All rights reserved.
Anuncie | Agenda | Fale conosco | Aviso Legal | Política de Privacidade | Acrescente o Planetanews à sua lista de busca!

Livros no Submarino pelo menor preço | Muitos produtos em promoção no Wal-Mart

Parceiros do Planeta News: