Artigos e notícias:

Novidades com Sem autor

02/01/2008 09:52

Pianista Simone Leitão


A pianista mineira Simone Leitão, natural de Caratinga, atualmente reside nos Estados Unidos, onde se forma em Maio de 2008 como DMA, Doutora em Piano Performance pela University of Miami Frost School of Music, na classe do aclamado pianista Ivan Davis (aluno de Vladimir Horowitz). Tal doutoramento é feito com bolsa completa e “stipend” da própria Universidade de Miami, devido à sua posição de Professora Assistente no Departamento de Piano. Simone Leitão acaba de ser contratada como Professora Adjunta do mesmo departamento antes mesmo do fim do seu Doutorado devido ao seu impecável desempenho artístico e acadêmico.

O Musicólogo, pianista e crítico americano Frank Cooper disse depois de um dos seus recitais: “Esse foi o melhor Bach executado nessa escola, ela tem imaginação e profundidade.”

Simone cursou Mestrado em piano performance na Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega) em Oslo, onde se graduou em 1996 na classe de Geir Braaten (aluno de Yvonne Lefebure, em Paris) e Bacharelado em Educação Musical pela UniRio em 1993. Enquanto morava no Brasil teve como mestres a pianista Linda Bustani, Fernanda Canaud e o musicólogo e pianista Homero Magalhães.

Premiada em vários concursos nacionais e sul-americanos, Simone já se apresentou como recitalista e camerista no Brasil, Estados Unidos, Noruega, Suíça, Dinamarca e Alemanha; em salas como Gewandhaus zu Leipzig, Linderman Saal e Munch Museet (Oslo) Town Hall (Thisted, Dinamarca), Sala do Conservatório popular de Genebra, Sala São Paulo, Sala São Luiz e Gusman Concert Hall.

Colaborou com artistas como o duo Laplante-Duval (Canadá) e o violinista norueguês premiado com o Grammy (94) Ole Böhn.

Recentemente, em agosto de 2006, foi uma dos 20 pianistas selecionados para participar do I Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, da OSESP na Sala São Paulo. Em Outubro deste mesmo ano foi premiada no Concerto Competition, da Universidade de Miami, com sua interpretação do Concerto no. 2 de Rachmaninoff.

Master classes incluem: International Keyboard Institute and Festival, Mannes College of Music, New York 1999 (classes com o eminente crítico inglês da Gramophone Magazine - Bryce Morrison e Pavlina Dokovska - Bulgária) Rencontres Musicales de Genèvè, Suiça em 1995 (classes com Christine Paraschos - USA e Sergei Senkov - Rússia) e Thy Masterclass, Dinamarca 1995 e 1994 (classes com Christine Paraschos e Igor Laszko - Rússia).

Dona de um repertório rico e abrangente, Simone Leitão dá especial atenção à “performance practice” no repertório barroco, razão pela qual tem como seu segundo instrumento, o cravo, e ao vasto repertório do século XX. Frequentemente participa de festivais internacionais de música contemporânea como intérprete de peças inéditas para o piano como o Festival Miami.

Simone é extremamente curiosa e criativa em suas interpretações e acredita que a música de concerto pode comunicar profundamente ainda às pessoas dos século XXI. Simone fala fluentemente cinco idiomas.

Simone Leitão é uma preservacionista ativa, ama a água e a natureza, tão ainda presentes em seu país e acredita na democratização do fazer musical como principal chave para uma nova platéia crítica, participativa e mais livre da manipulação em massa dos meios de comunicação. Por essa causa ela é também uma excelente educadora musical. Sua devoção à música religiosa judaico-cristã faz com que ela se dedique como pianista no Temple Betham e aos domingos como organista e pianista na Old Cutler Presbyterian Church, ambos templos em Pinecrest, Miami.

Atualmente vive em Pinecrest (Miami) com seu marido Rev. Agnaldo Mota e seu filho Nathanael.

Visite o site e saiba mais sobre a artista.

http://www.simoneleitao.com



Assinar feedEnviar por E-mailImprimirVoltar para a seção Novidades

Clique aqui e escreva seu comentário!




Busca rápida:

Assine nosso Boletim!





Anuncie no Planeta!!


Assista a uma aula gratuita em vídeo!








Vídeo em destaque:








Planeta News!

O portal da comunidade brasileira no exterior!

Planeta News

   
© Copyright 1998-2014, Pepe Software Ltda. All rights reserved.
Anuncie | Agenda | Fale conosco | Aviso Legal | Política de Privacidade | Acrescente o Planetanews à sua lista de busca!

Livros no Submarino pelo menor preço | Muitos produtos em promoção no Wal-Mart

Parceiros do Planeta News: