Artigos e notícias:

Auto-ajuda com Lygya Maya

Lygya Maya

11/08/2008 13:05

Descubra o segredo da boa comunicação entre nós

Por Lygya Maya


Quantas vezes perdemos amigos, amantes, membros de família e até oportunidades importantes por que “achamos” que o que “pensamos” era o certo e pronto! Que caia a casa, chova canivete, e/ou a vaca tussa, o que a gente pensa é o certo e acabou o assunto!

Gente, o que acontece nestes casos é o limite do balanço das coisas, tudo na vida tem os dois lados da moeda para ser aprendido. Já fiz muita burrada por achar que o que eu interpretava era lei, e acabei perdendo no jogo do equilíbrio da vida, para nós brasileiros a popular expressão, “tem de ter jogo de cintura” tem sentido. Porque “driblando bonito” com uma situação que nos parece difícil estaremos jogando pra ganhar.

A chave do segredo é:

Nada tem significado exceto o significado que damos as coisas. Em outras palavras, nós é que criamos o significado das coisas, ninguém ou nada mais. Pense bem nisso com carinho pro resto de sua vida viu? Qualquer pergunta sobre isso estou à sua disposição.

Por exemplo, muitos de nós explicamos as estrelas no céu como potinhos brilhantes, piscando na vastidão do espaço universal, lindas, etc. (eu mesmo já fiquei horas olhando as estrelas fazendo poesia). Já para um cientista, a explicação é: uma estrela é um corpo celeste formado de plasma, o quarto estado da matéria (e não de gás, como muitos pensam), que se mantém coeso devido a sua força gravitacional. Esse corpo celeste, por causa de sua pressão interna, produz energia por fusão nuclear, transformando moléculas de hidrogênio em hélio.

Entende o que quero dizer? Para uma pessoa a explicação de uma coisa pode ser o oposto da outra e nenhum dos dois estarem errados. É fascinante isso, vocês não acham?

A nossa interpretação pode ser nossa maior amiga e tambem a nossa maior inimiga. Quando ouvimos alguem dizer bom dia por exemplo, temos a opção de interpretar a entonação da pessoa como sendo pra cima e positiva assim como podemos interpretar que aquela entonação é muito exagerada ou alta demasiada pra seu gosto, etc... a interpretação vai depender de como voce se sente naquele momento ou como geralmente vê o lado da vida e as pessoas.

Ter essa consciencia e lidar com ela no dia a dia é importantissimo porque tudo pode ser bem ou mal interpretado de acordo com os nossos próprios conceitos. Por isso temos o dever de prestar atenção nas nossas interpretações em relação a tudo em nossa volta incluindo as ações alheias e nós mesmos. Geralmente quando interpretamos carregamos um pré-conceito daquilo que aprendemos e acreditamos. Mas se nos auto educarmos e começar a deixar idéias pre-concebidas de lado e encarar as coisas realisticamente com neutralidade, iremos evitar muita discussão, estresse e destruição de amizades e relacionamentos garantido.

Se alguém diz, que você é bonita ou bonito e você não acredita, você pode até pensar que é gozação e se sentir ofendida/o, não é verdade? Já sofri deste mal no passado, quando era adolecente eu pensava que era a moça mais feia do minha escola. Ou pode acontecer de ficar triste como foi o caso da leitora Maria Rita que escreveu para mim comentando sobre o Artigo passado, “Você Já Elogiou Alguém Hoje”. Ela escreveu que elogiou um colega de escola por um trabalho que e ele fez bem feito e ele por má interpretação, respondeu que não tinha nada para dar a ela pelo elogio. Mesmo ela respondendo que não precisava puxar saco de ninguém e que o elogio era verdadeiro, mas ficou triste. Se nós não fazemos um esforço para ouvir realisticamente, ou seja, sem julgar os outros ou a nós mesmos com pré-conceitos, iremos perder a oportunidade de experimentar a situação positivamente para ambas as partes. Hoje em dia quando um homem diz pra mim que eu sou linda, eu acredito rapidinho (risos). A razão desta transformação drástica é que hoje em dia eu não “interpreto” o que alguém diz eu “ouço” o que alguém diz com neutralidade. Prefiro acreditar nas pessoas até o momento que me provem ao contrário.

Você já se enganou redondamente tentando ou pensando que sabia com certeza absoluta o que outra pessoa esta pensando ou “querendo dizer”? Eu já. Hoje em dia acho esperto de nossa parte perguntar com “curiosidade” genuína ao invés de perguntar com interpretações pré-concebidas. Assim fazendo iremos não só aprender sobre aquela pessoa, mas também daquela pessoa.

Ouvir e interpretar com neutralidade ou pelo menos ter abertura para possibilidades positivas é um exercício evolucionário pra ninguém botar defeito, caso queira comprovar é só começar... se for possível agora mesmo. Você só tem a ganhar!

Caso você tenha algum caso de interpretação errônea que te marcou me manda que vou adorar. Assim fazendo talvez possamos usar o seu exemplo para ensinar soluções de situações deste tipo. Podemos ajudar muito com as nossas próprias experiências.

Aristóteles disse:

- O ignorante afirma
- O sábio duvida
- O sensato reflete...




A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.

Assinar feedEnviar por E-mailImprimirVoltar para a seção Auto-ajuda

Google
Leia outros Artigos deste autor, clique aqui! Clique aqui e escreva seu comentário!


Comentários do Planeta!

Comentários

Comentário de Júlio César em 15/08/2008 às 10:56hs. (horário de Miami)

Verdade
Olá Lygya, como vai?
Seus artigos são excelentes, quanto ao último pintou uma dúvida na minha cabeça.
Podemos dar significados diferentes para a mesma coisa e mesmo assim ninguém estar errado, isto é, ambas são verdade no ponto de vista de cada um.
Minha dúvida é, por exemplo a lei da Gravidade não seria a mesma independente dos diferentes siginficados que possamos dar a ela?
Então podem existir duas verdades universais e/ou espirituais, ou independente do significado que possamos dar a verdade continua sendo uma só?
Obrigado pela atenção.

Abraço.
Júlio César

Comentário de Jane em 21/08/2008 às 09:49hs. (horário de Miami)

Segredo da boa comunicação
Olá,

Meu nome é Jane, estou enviando um comentário sobre a crônica do Segredo da Boa Comunicação.

Houve uma situação que aconteceu na minha adolescência que ocorreu o seguinte fato:

_ Estava eu e algumas colegas na frente do Colégio Santíssimo Sacramento da Bahia, tratava-se de um colégio de freiras e era época de provas escolares, quando passa do outro lado da rua um rapaz que consideramos naquele momento como um rapaz muito feio. Então uma de nós falou em voz alta: Que coisa medonha!

Neste momento passa próximo à nós um outro rapaz que não tinha nada haver com o que falávamos que ao escutar parou e disse: Me respeite viu!

Só então reparamos neste e começamos a rir sem parar.

Comentário de Lygya Maya em 21/08/2008 às 09:50hs. (horário de Miami)

Resposta da Lygya
Oi Jane,

Obrigada por dividir esse fato tão comum e engraçado entre nós seres humanos. Pois é, a interpretação do homem que ouviu o que disseram foi que ele era medonho de feio e no entanto vocês nem tinham visto ele. Ótima prova de que o que mencionei no artigo é um fato realístico e peculiar. Se ele não se achasse tão feio sua reação teria sido bem diferente, naturalmente perguntaria sorrindo; Ei! Estão falando de mim? Será que eu sou tão feio assim? Ou coisa parecida em tom de brincadeira... não é mesmo?

Valeu, são por essas e outras que prefiro perguntar antes de assumir qualquer coisa que alguém fale.

Sua na comunicação e ação.

L.)

Comentário de LYGYA em 21/08/2008 às 16:02hs. (horário de Miami)

RESPOSTA DA LYGYA PARA O JÚLIO
Meu querido Júlio,

Você é um ótimo exemplo da força e do poder da parte analítica do nosso cérebro. Mesmo concordando com o que já fez sentido pra você, questiona.

Você respondeu sua própria pergunta quando escreveu que existem duas verdades (a universal e/ou a espiritual) e isso bastaria para uma pessoa que tem o balanço das duas partes do cérebro (emocional e analítica). Mas como isso não é o suficiente para as pessoas de alto teor analítico (isso não é critica somente um lembrete viu?)essa pergunta virou uma coisa contraditória.

Então eu vou lhe guiar a responder com as seguintes perguntas de volta para você. Como pode haver duas verdades e depois se tornar uma só ao mesmo tempo? Ou como pode haver uma verdade só com duas verdades ao mesmo tempo?

Acho que a gente precisa aprender a ser o mais simples para que possamos entender espiritualmente e emocionalmente a essência da vida pelo coração além da mente. Só assim teremos a harmonia do saber. Isso nos facilita a humildade perante a nossa capacidade limitada de explicar coisas que nunca o ser humano foi capaz de explicar como por exemplo; a vida.

Sugiro que volte para si mesmo e pegunte a você quais são ou qual é a SUA verdade. Caso não saiba, tudo bem, a gente não precisa saber tudo analiticamente para sermos felizes. O mais importante é SER e VIVER da melhor maneira possivel. Caso saiba, parabéns, curta isso, independente do que pensem de você.

Obrigado por perguntar.

Sua na simplicidade de viver

L.)



Busca rápida:

Assine nosso Boletim!





Anuncie no Planeta!!




Assista a uma aula gratuita em vídeo!






Vídeo em destaque:








Planeta News!

O portal da comunidade brasileira no exterior!

Planeta News

   
© Copyright 1998-2014, Pepe Software Ltda. All rights reserved.
Anuncie | Agenda | Fale conosco | Aviso Legal | Política de Privacidade | Acrescente o Planetanews à sua lista de busca!

Livros no Submarino pelo menor preço | Muitos produtos em promoção no Wal-Mart

Parceiros do Planeta News: